Aprenda como perder a timidez!



Um dos maiores problemas sociais que quase todos nós já enfrentamos é a temida e paralisantetimidez. Ela atrapalha nosso melhor desempenho nas mais variadas situações desde a entrevista de emprego e área profissional até mesmo pedir uma simples informação quando se está perdido, mas existe um jeito simples de perder a timidez.
Saiba agora que a timidez é apenas uma hábito, e esse hábito pode ser revertertido.
A cada vez que você deixa de assumir a exposição social e fica em posição de espectador você está reforçando esse mal hábito, assim, a cada reforço você facilita que esse hábito se transforme em um vício de comportamento e após virar vício é extremamente complicado alguma mudança. Mas mesmo nesse caso existe uma solução simples e eficaz, para isso basta que você dedique-se e receberá os benefícios.
Nos cursos e palestras que ministro pelo país, sempre notei esse problema como um dos mais comuns, até mesmo quando participei do programa “Mais Você” da Rede Globo, esse foi entrave do meu aluno mas sempre digo que toda timidez pode ser revertida, basta um esforço consciente e contínuo para que sua timidez seja de fato superada
Faça agora uma rápida checagem para avaliar o seu grau de timidez para começar a mudança o quanto antes.
Responda apenas sim ou não:
Se você está perdido, você pede informações sem pensar duas vezes, ou fica lendo placas e tentando se localizar sozinho?
Você conversa naturalmente ou evita conversa com os vendedores sobre produtos nas lojas que quer comprar algo?
Você consegue contar uma piada ou história para um grupo de amigos com facilidade?
Você tende a olhar nos olhos das pessoas ao falar com elas?
Se em algum local público alguém faz algo e te incomoda, você fala com a pessoa que ela está incomodando?
Multiplique por 2 cada resposta NÃO e terá em uma escala de 0 à 10 seus níveis de timidez, quanto maior o resultado mais elevado é o seu índice de timidez.
Agora sabendo qual seu grau de timidez seguem-se algumas dicas perder a timidez:
- Sempre assuma a exposição social, quando houver situações que exija que você fale em público ou seja mais sociável procure usá-la como um exercício.
- Não pense duas vezes em contar algo do seu dia para um grupo de amigos ou pedir informações, conversar com vendedores,etc. Desenvolva seu lado conversador.
Nosso lado sociável é como um músculo. Exercite-o!! Proporcione para si situações onde tenha que se expor e falar em público, um exercício simples e eficaz é o de perguntar as horas para pessoas desconhecidas em ambiente públicos por seguidas vezes em curto espaço de tempo.
- Seja conversador, ao encontrar situações onde possa estender a conversa, faça isso, evite ficar fugindo de um bate-papo mesmo que seja com o jornaleiro, atendentes,etc.
- Olhe nos olhos das pessoas. Para quem tem maior dificuldade procure ao conhecer alguém fazer uma anotação mental da cor dos olhos da pessoa, assim gradativamente você ficará mais à vontade em olhar as pessoas nos olhos.
- Comunique-se diariamente. Tenha pequenas conversas casuais todos os dias e terá o hábito de comunicar-se e quando precisar se expressar terá maior facilidade.
Saiba que sua inteligência social é comum um músculo, quanto mais esforço fizer mais condicionado irá ficar.
Abraços

0 comentários:

Postar um comentário