Aprenda como saber a hora pelo sol!







Os pontos cardeais são pontos principais de referência em geolocalização. dois deles, Norte e Sul, apontam para os polos magnéticos da terra. os outros dois, Leste e Oeste, apontam para a região de nascente e poente do sol, respectivamente. Por que é importante conhecer os pontos cardeais? porque isto facilita a identificação, ainda que imprecisa, de sua posição caso esteja perdido em ambiente hostil, facilitando consequentemente qualquer ato de navegação neste ambiente. por exemplo. se minha cidade fosse uma selva e eu precisa-se de água, sabendo que há um rio no extremo oeste, bastaria eu verificar os pontos cardeais e rumar para lá. Veja a seguir algumas formas de identificar os pontos cardeais.




Orientação pelo sol


Embora aprendamos na escola que o ponto onde o sol nasce é o Leste e a partir deste podemos definir os demais pontos cardeais, na realidade o sol nasce em vários pontos diferentes de acordo com a época do ano. sendo assim, o ponto onde ele nasce indica apenas sua área de nascente, mas não o Leste precisamente. para traçar os pontos corretamente siga seguinte esquema:

Clique para ver a imagem maior


Com uma vareta fincada no chão, prenda a sua ponta superior uma corda e através dela marque um ponto no fim da manhã (digamos 10:30 AM). Então 40 minutos depois com a corda marque o ponto atual da sombra, entretanto marque um ponto mais próximo da vareta. Assim, marque mais um ponto 40 minutos após meio dia com a mesma medida da corda anterior. Com a mesma medida longa da corda (a medida usada no primeiro ponto), marque o ultimo ponto 40 minutos depois. Com esses trace um ponto novo entre o primeiro e o quarto ponto, e mais um entre o segundo e terceiro ponto. trace então uma linha reta entre o primeiro, o quarto e o quinto ponto e marque outra entre o segundo, terceiro e sexto ponto. Marque uma ultima linha entre a vareta, o quinto e o sexto ponto. A cruz que se formará indicará o norte na direção da vareta, sendo assim determine os outros pontos ficando de frente para o Norte. O Leste estará a sua direita, o Sul atrás, o Oeste a esquerda.


Orientação pelo sol (segundo método)


Caso não disponha de tanto tempo há um método menos preciso, porém mais rápido que o anterior e mais indicado do que simplesmente considerar leste o ponto de nascente do sol. Crave a vareta no chão e marque um ponto na sombra da vareta. Espere quinze minutos e marque outro ponto. Agora ligue os dois pontos e atravesse este traço fazendo outro traço. Pronto! Uma rosa dos ventos instantânea. o primeiro ponto marcado é o Oeste, o segundo é o Leste.


Ver pontos cardeais pelo relógio

A partir de um relógio de ponteiros, Alinhe o número 12 com a direção do sol. Calcule o ponto médio entre o 12 e o ponteiro das horas. Este é o Norte. Simples e rápido. Observe que este método só é válido para o hemisfério Sul. Para usarmos esta dica no hemisfério Norte, basta usar como referência para alinhar com o sol o ponteiro das horas. Então procure o ponto médio entre ele e o numero 12. isso lhe dará o Sul.


Improvisando uma bússola magnética


Faça uma poça de água em um lugar sem vento, então magnetize uma agulha esfregando-a em um ímã por aproximadamente 30 segundos, coloque-a sobre uma folha e deixe a folha sobre a água. A folha deverá rodar e posicionar a agulha no eixo Norte-Sul.


 E a noite?


Caso necessite se orientar a noite, há uma forma bem interessante. Procure o cruzeiro do sul, a constelação mais clara, que forma uma cruz. Então siga com os olhos o braço mais longo da cruz 4 vezes e meia o seu cumprimento. Neste ponto é o sul, basta traçar uma linha para baixo no horizonte para facilitar sua visualização. Isso só funciona no hemisfério sul. No hemisfério norte é mais fácil ainda, ache a estrela polar, a estrela mais brilhante do céu, acima da ursa maior, constituinte da ursa menor. ela indica o norte.


Bússola

Tendo em mãos uma bússola, todos os métodos acima se tornam desnecessários. Basta girar a bússola até sua seta indicar o norte. Assim você obtêm todos os pontos cardeais. acompanhe em um post futuro como usar a bússola para a orientação com um mapa.









Outra dica:


1- Aponte seu braço direito para o Sol nascente.
2- Estique o braço esquerdo na direção contrária. Assim você já sabe onde está o Oriente (à sua direita) e onde fica o Ocidente (à sua esquerda).
3- Desse jeito o Norte fica à sua frente e o Sul às suas costas.
Não há erro.

Para saber que horas são de manhã, ponha a mão com os dedos juntos entre o Sol e o ponto do horizonte onde "nasce" o Sol. Conte quantos dedos há entre o Sol e o horizonte. O número de dedos é mais ou menos o número de horas desde que o Sol "nasceu".
Se onde você mora ou está o Sol "nasceu às 6:00 e no momento da medição há 4 dedos entre o Sol e o oriente, são as 10:00 da manha, mais ou menos.

Para ver a hora durante a tarde use a mesma lógica, só que então você deve saber o ponto em que o Sol se põe no horizonte. É só por a mão com os dedos juntos entre o Sol e o poente e calcular.

0 comentários:

Postar um comentário