Porque a orelha dos lutadores de MMA tem formato de repolho?

De tão deformada, ela fica parecendo um repolho, isso acontece devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha, e a capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração, Existem protetores acolchoados especiais para evitá-las, mas a orelha deformada se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana. Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original.



Principais danos
O otorrinolaringologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Antônio Carlos Cedin, afirma que qualquer esporte que leve a trauma continuo das orelhas pode resultar nesta aparência, mas reforça que o problema não chega a ter relação com uma possível perda auditiva. “O trauma que levaria à perda de audição teria que ou romper o tímpano ou lesar a cadeia ossicular que é uma estrutura responsável pela condução do som até a cóclea no ouvido interno”, acrescenta. No entanto, Alexandre lembra que, além de dolorosa, a “condição deixa a região vulnerável a infecções”.



Proteção e tratamentos
Os especialistas ouvidos indicam o uso de protetores específicos.

Para prevenir a inflamação, é preciso que o sangue acumulado após a luta seja drenado o quanto antes. Caso contrário só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, é muito difícil conseguir recuperar o formato original. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana.


Vídeo de uma drenagem do sangue acumulado na orelha

3 comentários: